» » » » Se alguém bater em seu rosto, você oferece o outro lado??

"Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal, mas, se qualquer te bater
na face direita, oferece-lhe também a outra". (Mateus 5:39)

Este versículo passa para todo não-crente que o evangélico é um bobalhão, ingênuo, sem direito a se defender. Muitos do próprio meio cristão esconde sua covardia atrás deste versículo, certamente mal interpretado por ele e pelos que o cercam. Perdem o direito de defender sua família, e se demonstrar algum tipo de reação a alguma coisa errada ele é interpretado como "exaltado", "carnal", etc... Se o versículo acima deve ser enxergado ao pé da letra, de forma que até seus direitos são anulados para "oferecer a outra face", vejamos o que diz outro versículo que está na mesma seqüência do acima citado:

"Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado no inferno". (Mateus 5:29)

Não acredito que nenhum irmão em sã consciência vá ensinar a auto-mutilação. Nosso corpo é templo de Deus e não podemos destruí-lo.

"Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo...Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (1 Coríntios 3:17 e 6:19)

Portanto, considerar o versículo de Mateus 5:29 ao pé da letra se contradiz com o que Paulo ensina aos Coríntios sobre o templo de Deus, que somos nós. Então porque ter uma interpretação tão comum a Mateus 5:39? Pretexto para humildade?? Alguém ainda poderia contestar, dizendo: "-Mas irmão, nós devemos ser mansos...veja o exemplo de Jesus...suportou tudo calado..." Quem lê a Bíblia sabe que o Senhor Jesus não se calou diante de todas as situações que viveu. Quando presenciava coisas errôneas no templo, escribas e fariseus hipócritas, vendilhões no templo, etc..., não argumentou humildade ou mansidão, e não deixou de desmascarar os falsos religiosos de sua época.

Se gravarmos em nossa mente a imagem de um Jesus passivo a tudo, acharemos um absurdo ver nosso mestre derrubando mesas ao expulsar os ladrões que vendiam tudo na chamada Casa de Oração.

Não estou incentivando ninguém a tomar decisões de maneira abrutalhada, ignorante, nem estou fazendo apologia a violência. Fuja disso tudo. Fazer as coisas de cabeça-quente é fazer besteira pra se arrepender depois. Mas que cada cristão venha a refletir nos seus direitos com a sociedade. Somos cobrados em nossos deveres. Mas nos nossos direitos, apenas ouvimos que o crente "deve ser humilde". Isso nos causa indignação, pois se queremos aquilo que é certo, porque deveríamos aceitar o que é errado?

O fato de discernirmos que o Salmo 91 nos garante a proteção sob o esconderijo do altíssimo não impede que fechamos a porta bem trancada antes de dormir. Aprendemos que temos a proteção de Deus, mas não devemos tentá-lo, e ter precauções. O mesmo se dá em "oferecer a outra face". Aprendemos neste versículo que devemos ter um princípio de não querer se "vingar", ficar desejando mal ao nosso próximo, mas não de abaixar a cabeça e aceitarmos a injustiça, fingindo uma falsa humildade, amaldiçoando as escondidas. Como exemplo do nosso Senhor Jesus, o cristão deve ser sincero, honesto, reto e santo.

"Sede simples como as pombas, e prudentes como as serpentes". (Mateus 10:16)

"Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de fortaleza,
e de amor, e de moderação". (2 Timóteo 1:7)

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

1 CLIQUE AQUI E OPINE:

  1. Pastor, o senhor soube colocar sabiamente as palavras. Nos sabemos que nesse mundo vivemos regidos pelas leis de Deus eterna e imutável e das leis dos Homens essa que vem sofrendo alterações a seculos. Gostei do posicionamento relativo as passagens do novo testamento que não devemos levar ao pé da letra, Concordo que em ate muitas vezes jesus faz de suas palavras um forma bem alegórica para que nos mesmo nos dias de hoje possamos aplica-las no nosso dia dia. Pois muita coisa já mudou da época em que ele veio ao mundo ate hoje, mas muita coisa sempre sera a mesma. A mansidão de Jesus no vem como exemplo no entanto devemos ter o instinto de preservação e dignidade extremamente fundamental para nossa sanidade moral. Adorei o testo e peço que permaneças assim bem junto a Deus e que nosso senhor Jesus lhe guie sempre com muita luz.

    ResponderExcluir